quarta-feira, 4 de abril de 2012

"PORTINARI: O PASSADO NO PRESENTE"


Vista panorâmica do C.E. Alcinda Lopes Pereira Pinto.(Clique na foto para ampliar)

Nós, arte-educandas, Alba Livia Travassos do Carmo e Valdemira Pereira Modesto procuramos esta Escola para cumprir tarefa de Estágio da disciplina Prática de Ensino III, do Curso Artes Visuais do Ne@ad/UFES, cujo trabalho consiste em desenvolver um Projeto Pedagógico numa turma de Ensino Médio.
Trata-se da continuação da AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA REALIDADE ESCOLAR iniciada em fevereiro deste ano.
Dentre as informações obtidas, ressaltamos que o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola está direcionado à história da comunidade local. Assim sendo, pretende trabalhar com folclore, artesanato, músicas, hábitos e costumes do povo, através de entrevistas, fotos, consultas a jornais e arquivos, reuniões, etc.
Nossa inspiração fluiu do contexto sócio-cultural da comunidade escolar com a obra de Portinari, que faz menção à vida do povo que move as indústrias canavieiras, aliada à ferramenta pedagógica que a Escola possui - "PORTINARI, O BAUZINHO DO PINTOR".
Portinari juntou o segredo e o sagrado artísticos de pintar com os tons e os dons do coração, enaltecendo o sentimento poético pela sua cidade – Brodósqui. Sua infância é presença marcante na sua obra, podendo envolver crianças, jovens, professores e agentes culturais na partilha desse tesouro da pintura brasileira.
Nesse envolvimento, surgiu a ideia de estabelecermos caminhos que ajudem a nortear a execução da nossa proposta educativa, através da fotografia que hoje integra os hábitos dos jovens de todas as classes sociais. A abordagem se justifica pelo uso de imagens que enriquece a criatividade e o desenvolvimento cognitivo discente.
Apresentamos as obras “Retirantes” e “Trabalhadores no Canavial”, para contextualização e leitura, conduzindo os alunos a interagirem com a realidade trazida pelo artista e o cotidiano deles.
Abaixo, postamos as fotos tiradas em locais definidos pelos alunos, que também atuaram como fotógrafos.

Localização dos antigos canaviais que pertenciam à Usina Santa Isabel.


Ao fundo, a destilaria. e a chaminé, que hoje são o cartão postal da comunidade.


Ápice da chaminé.


Vista em primeiro plano.


O contraste entre o "velho" e o "novo".


O prédio onde funcionava a antiga escola.


Mansão dos antigos proprietários da Usina Santa Isabel.



Fizemos uma encenação com os alunos, da obra de Portinari: Cana, 1938, uma ‘tela viva’, numa plantação de cana a 7 km da escola, no Campus do Instituto Federal Fluminense. Agendamos a saída nas duas escolas, com autorização dos diretores. Dois Professores do IFF nos guiaram ao canavial.
O clima foi de seriedade. Nossos jovens sentiam a responsabilidade de integrar uma obra viva, pensada a partir de uma obra artística que compõe o acervo desse grande artista que enriquece a História da Arte Brasileira: Portinari.
Abaixo: "Cana", 1938, a obra de Portinari que inspirou nossa encenação:
Após muito treino, muitas poses e fotos, nossos pequenos grandes astros demonstraram a alegria peculiar à grande maioria dos que representam uma das mais cobiçadas fases da vida humana: a juventude.

11 comentários:

  1. Para além de um belo trabalho, uma valiosa iniciativa. Precisamos resgatar e aprender a olhar com "olhos de artista" as belezas de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos resgatar nossas raízes! E incentivar os jovens a orgulhar-se de seu povo, sua cultura, seu lugar, isso é cidadania.

    ResponderExcluir
  3. Nossa escola sempre bombando. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom fazer parte do corpo docente desta escola!!!!!!!!!
      A Alcinda Lopes merece esse dinamismo na educação.
      Parabéns a vocês Alba Lívia e Valdemira pela iniciativa do resgate da cultura local.

      Excluir
  4. Alba Lívia e Valdemira,
    O projeto de vocês está muito lindo, pois valoriza a cultura da comunidade e, reviver o passado é não deixar morrer a memória dos antepassados.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Excelente iniciativa deste projeto,tive o prazer em poder conhecer este espaço local.
    Parabéns a toda equipe da escola juntamente com a Alba Livia e Valdemira.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o trabalho de vocês.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Dinamismo, criatividade e dedicação são essenciais para a realização de um belo projeto como esse.
    Nós, leitores do blog, aguardamos novas publicações maravilhosas desse tipo. Ficou ótimo!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz ao ver profissionais como vocês, conscientes de que ser educador é desenvolver habilidades e competências num processo recíproco de aprendizagem, em que vidas se transformam e pessoas se tornam instrumento da construção do saber e em que o crescimento pessoal, profissional e a constituição da identidade são ressaltados no desempenho de aptidões, atingindo o alvo almejado pela Educação, que é a compreensão de mundo para que educandos e educadores tenham orientação de se relacionarem socialmente, chegando, assim, ao produto final do processo educacional: o cidadão ativo, capaz de realizar-se pessoal e profissionalmente.
    Parabéns às professoras e aos alunos que participaram do projeto!
    Abraços,
    Marilia

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante a encenação da obra de Portinari. Parabéns!

    ResponderExcluir